Formação

A Câmara Municipal estabeleceu protocolos com instituições de ensino superior com vista à maximização do potencial que se pretende que um projeto-âncora como o do aeródromo de Ponte de Sor possa representar para a região e para o país. Tais protocolos visam aproximar o aeródromo de Ponte de Sor e as empresas aí sedeadas das instituições de ensino superior, dentro e fora do Alentejo, com atividades de ensino e investigação no setor aeroespacial e afins. 

Num setor de enorme exigência, mas com manifesta falta de profissionais altamente qualificados, empresas e instituições de ensino superior são atores-chave para uma resposta sustentável. Neste contexto, o aeródromo de Ponte de Sor desde logo optou por atrair empresas que formam pessoal aeronáutico (pilotos e mecânicos), e procura igualmente contribuir para uma aposta consolidada do país em I&D em aviação, que vai muito para além da engenharia de conceção. Em particular, a operação e manutenção de aeronaves, representa um universo de oportunidades e de domínios de investigação aplicada e de inovação.

Instituto Politécnico de Portalegre (IPP)

Instituição Superior do Distrito de Portalegre, com competências nas áreas da engenharia, proteção civil e línguas. O IPP disponibiliza atualmente cursos de línguas em Ponte de Sor e apoia, ao nível do corpo docente, o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Proteção Civil a decorrer no aeródromo municipal, em parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Sabe mais aqui: https://www.ipportalegre.pt/pt/

Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)

Instituição Superior do Distrito de Setúbal, com competência na área de engenharia Mecânica, vertente Aeronáutica. O IPS disponibiliza um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Aeronáutica no aeródromo municipal de Ponte de Sor.

Sabe mais aqui: https://www.ips.pt/ips_si/web_page.inicial

Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

Instituto responsável pelo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Proteção Civil, a decorrer no Aeródromo Municipal.

Sabe mais aqui: https://www.ipcb.pt/

Universidade Atlântica

Universidade privada, propriedade do grupo AIRTIFICIAL (ex-Carbures, produção de componentes compósitos para aviões, sendo fornecedor da Airbus). Tem forte componente de formação em engenharia aeronáutica e ligação à industria. Disponibiliza em Ponte de Sor uma pós-graduação em Gestão e Tecnologia de Manutenção Aeronáutica, bem como formação à medida para empresas do sector.

Sabe mais aqui: https://www.uatlantica.pt/

Universidade de Évora

Tal como Ponte de Sor, a cidade de Évora e a sua Universidade são parceiros do município no Cluster Aeronáutico do Alentejo. A presença da Embraer e de outras empresas do ramo levaram a universidade a criar especializações na área.

Sabe mais aqui: https://www.uevora.pt/

Universidade da Beira Interior (UBI)

Importante Universidade do interior de Portugal, que disponibiliza o curso de Engenharia Aeronáutica mais antigo do país. A UBI oferece a realização de estágios e componentes práticas dos cursos em Ponte de Sor, bem como possibilidades de parcerias futuras com vista à formação especializada.

Sabe mais aqui: https://www.ubi.pt/

Instituto Superior de Educação de Lisboa

Tem um curso superior em Ciências Aeronáuticas, com acordo com várias companhias aéreas e escolas de aviação. Possibilidade de desenvolver partes práticas do curso e parcerias nestas áreas de formação.

Sabe mais aqui: https://www.eselx.ipl.pt/

Universidade do Porto

Fundada em 1991, a Universidade do Porto é uma instituição científica de referência em Portugal, figurando hoje entre as 150 melhores universidades europeias nalguns dos mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior.

Saiba mais aqui: https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=home

Instituto Superior Técnico de Lisboa

O Instituto Superior Técnico pretende contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um Ensino Superior de excelência nas áreas de Arquitectura, Engenharia, Ciência e Tecnologia, desenvolvendo actividade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) essenciais para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais.

Saiba mais aqui: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/