Notícias

A abertura do terceiro e último dia da maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica foi feita pelo Ministro do Planeamento, Nelson Souza, que destacou o trabalho realizado pelo Município de Ponte de Sor, no esforço de atração de empresas e de recursos qualificados para o concelho. Enaltecendo a capacidade que este executivo tem tido em ambicionar sempre mais – atrair e fixar as pessoas e as empresas -, confirmou o apoio do governo português no desenvolvimento da região.

Também o eurodeputado Pedro Marques, a quem coube o discurso de encerramento da edição de 2020 do Portugal Air Summit, destacou a relevância do trabalho do executivo de Ponte de Sor nos últimos anos e a forma exemplar de como podem as forças públicas criar condições para que os privados possam desenvolver a sua atividade. Um exemplo a destacar sobretudo numa situação “extremamente desafiante, depois do processo de desindustrialização da Delphi, mas que o executivo agarrou de forma impressionante e com uma força incrível” ligando os destinos empresariais da região ao cluster aeronáutico.

Pedro Marques sublinhou ainda a forma como a pandemia afetou profundamente o setor da aviação: “estamos perante um quadro complexo, mas não nos podemos esquecer que estes setores da aeronáutica, do espaço e da defesa são dos que têm maior potencial de crescimento e que a realização deste evento se reveste de uma mensagem importantíssima de confiança”. O eurodeputado acrescentou ainda que “Portugal tem, de norte a sul, começando no CEiiA até Ponte de Sor, e ainda mais a sul, diversos bons exemplos de empresas neste setor”, sublinhando que pode e deve acreditar que este é o caminho a seguir.

Durante o dia, a indústria do espaço esteve em destaque com a democratização do acesso e a entrada de novos players que querem aproveitar as oportunidades ligadas às diferentes utilizações que as tecnologias vão permitindo. Ainda sobre o sector das telecomunicações e sobre um mundo hiper conectado bem como o papel dos satélites foram alguns dos temas desenvolvidos esta tarde – a forma como as comunicações satélite podem complementar a estrutura de comunicações existente.