Quem Somos

O concelho de Ponte de Sor situa-se no interior de Portugal, na região do Alentejo, caracterizado geograficamente pela sua situação central no território natural e pela ocupação de um vasto território (cerca de 840 km2), essencialmente florestal, com uma densidade populacional reduzida (19h/km2). As suas principais atividades económicas encontram-se historicamente ligadas ao setor primário, tendo-se destacado sobretudo a exploração florestal, a indústria da transformação da cortiça, a indústria agroalimentar, os serviços, a economia social e, durante cerca de trinta anos até 2009, a fabricação de peças para o setor automóvel.

Desde então, o setor aeronáutico tem vindo a ganhar uma posição muito significativa e afirma-se hoje como um dos principais pilares da economia do concelho. Resumidamente, o surgimento desta atividade aconteceu no inicio dos anos 2000, quando se instalaram em Ponte de Sor duas empresas de fabricação de pequenas aeronaves ligeiras, atraídas pelas medidas de incentivo criadas na altura com a expansão da Zona Industrial. A presença destas empresas levou a que a Câmara Municipal iniciasse a construção de um pequeno aeródromo.Em 2006, o Estado Português lançou um concurso nacional para constituição da sede nacional dos meios aéreos da proteção civil. O caderno de encargos deste concurso obrigava à construção de uma pista de dimensões maiores, entre outras valências.

Este foi o momento em que Ponte de Sor passou a ter um dos maiores e melhores aeródromos de Portugal. A partir daí e sobretudo desde 2013, com a instalação da maior escola de pilotos nacional, a potenciação daquela infraestrutura nunca mais parou. Hoje tem sediadas várias empresas, emprega cerca de trezentas pessoas e o seu potencial está longe de estar esgotado. Por exemplo, a Tekever, empresa portuguesa que hoje fabrica em Ponte de Sor os drones que patrulham o espaço marítimo europeu, brevemente poder também a fabricar também satélites para a constelação de satélites europeia.

A empresa norte-americana L3 Harris Commercial Aviation, está instalada em Ponte de Sor desde novembro de 2017 depois de adquirir a empresa G AIR. Sendo uma das principais escolas de voo do mundo, oferece formação completa de Piloto de Linha Área, apoiada pelas mais recentes tecnologias e técnicas de aprendizagem. Desde 2013, ingressaram cerca de 700 alunos na escola de voo em Ponte de Sor. A Global Flight School é a mais recente escola de avição sediada no aeródromo fundada por uma equipa de pilotos com vasta e sólida experiência nas diversas aéreas da aeronáutica. A GFServices empresa também sediada no aeródromo municipal, desenvolve a sua atividade na área da manutenção de aeronaves e organização de gestão da continuidade da aeronavegabilidade das mesmas. A sua equipa, composta por 20 elementos, alguns dos quais com mais de 25 anos de experiência nesta área, demonstra a qualidade de serviços prestados nas infraestruturas do aeródromo municipal de Ponte de Sor.

Alinhados com a estratégia nacional de desenvolvimento do Cluster Aeronáutico Nacional, e tendo em conta o conjunto de oportunidades de investimento e crescimento inegáveis, temos como objetivo a captação de mais investimento, contribuindo para o crescimento do setor na região.

Com efeito, nos últimos anos, o Aeródromo de Ponte de Sor tem sido alvo de crescente procura por parte da indústria aeronáutica e aeroespacial. O crescimento desta infraestrutura revela-se promissor, e deverá permitir alavancar o desenvolvimento do aeródromo e da região, permitindo a criação e fixação de emprego qualificado.