Notícias

Assinalou-se no aeródromo municipal, mais um passo determinante para um projeto importantíssimo para Ponte de Sor, para a região e para o país: a cerimónia de assinatura do contrato de constituição de direito de superfície, para instalação da Linha de Assemblagem Final do avião LUS-222.

Mais um momento para a história do Aeródromo Municipal, testemunhado pelos senhores Secretários de Estado das Infraestruturas e da Economia, assim como várias outras entidades e autoridades nacionais e regionais com interesse no assunto.

Tal como tem sido noticiado, Ponte de Sor foi o local escolhido pelo consórcio da agenda do Plano de Recuperação e Resiliência Aeronext.Portugal, para instalar a fábrica de montagem de uma aeronave regional ligeira, completamente desenvolvida em Portugal, o LUS-222.

Como tal, foi ontem oficializada a disponibilização de uma parcela de terreno no aeródromo municipal de Ponte de Sor, por parte do Município à empresa líder do consórcio e responsável pelo desenvolvimento, fabricação e comercialização desta a aeronave, a EEA Aircraft.

Os trabalhos de desenvolvimento e engenharia desta aeronave decorrem a bom ritmo nas instalações do CEiiA no Parque de Ciência e Tecnologia, em Évora, onde se encontram cerca de 100 engenheiros a trabalhar.

O projeto de arquitetura das instalações fabris encontra-se concluído e, como tal, a partir desta data a empresa poderá iniciar o processo tendo em vista a concretização da empreitada.

Este marco reafirma a relevância estratégica do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, projetando, uma vez mais, a região como um polo de inovação e desenvolvimento na indústria aeronáutica.