Notícias

A Brigada de Reação Rápida (BrigRR) realiza no período de 21 setembro a 08 outubro, no âmbito da Cooperação Bilateral Portugal-Alemanha 2020, um exercício aeroterrestre em diversas Zonas de Lançamento localizadas nos Concelhos de Ponte de Sor, Abrantes, Chamusca, Constância, Gavião e Vila Nova da Barquinha.

Integrado no exercício, o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor recebe até dia 1 de Outubro o treino de operações aerotransportadas táticas Portuguesas e Alemãs.

Este Exercício tem por objetivo o treino de operações aerotransportadas táticas, através de saltos de abertura manual, High Altitude-High Opening (HAHO) e High Altitude-Low Opening (HALO), em ambiente diurno e noturno, nos concelhos atrás referidos.

Esta cooperação é materializada, da parte Alemã, pela participação de 140 militares da 1st German Airborne Brigade, apoiados por 3 aeronaves daquele país (um A400M e dois M-28 SkyTruck).

Será também integrado nesta atividade o treino operacional das Subunidades Paraquedistas da BrigRR, através de saltos de abertura automática, bem como o treino de áreas técnicas do Batalhão Operacional Aeroterrestre (BOAT), nomeadamente pela interação no quadro das missões de lançamento, entre Precursores de ambos os países e do intercâmbio de Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTP). Esta cooperação permite ainda melhorar a capacidade técnica e tática para a condução de operações de entrada inicial em teatros através de operações aerotransportadas.

Do ponto de vista nacional, o exercício visa maximizar a integração de tarefas conjuntas e combinadas através da execução de atividades essenciais à condução de operações aerotransportadas.